quinta-feira, 10 de março de 2011

Universitários brasileiros no exterior

Estados Unidos, principal destino dos estudantes brasileiros

Quase 8.000 alunos cursavam graduação ou pós-graduação no país em 2009

As melhores universidades do mundo estão nos Estados Unidos. É isso o que atesta o ranking da publicação Times Higher Education. O país é também o destino mais procurado pelos brasileiros quando o assunto é o ensino superior. Segundo o relatório Education at Glance, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), 7.586 brasileiros ocupavam os bancos das universidades americanas em 2009, em cursos de graduação e pós-graduação.
A segunda nação mais procurada pelos brasileiros é a França, que abriga 2.941 estudantes. Maria Elisa Serra, de 21 anos, é um deles. Depois de cursar o ensino médio no país, a paulista faz hoje o terceiro ano de psicologia na École des Psychologues Praticiens. "A França é fonte de muito conhecimento e muita cultura, e a exigência por aqui é muito grande", conta.
A Grã-Bretanha, outra nação cujas instituições de ensino superior se destacam no ranking daTimes, atrai menos brasileiros (1.269) e é apenas o sexto destino mais procurado por eles. Uma das possíveis explicações para esse quadro é que o país oferece menos facilidades para os estrangeiros, como bolsas de estudo. Confira os principais destinos a seguir.
Leia também:
Pé-de-meia ou bolsa para chegar a melhores universidades

Ensino médio é passaporte para universidade no exterior




Você acha que as melhores universidades do mundo estão nos Estados Unidos?
Como você qualificaria as universidades do seu país? Estão no ranking acima?
Você já estudou ou gostaria de estudar/ter estudado no exterior? Por quê?

4 comentários:

  1. Eu concordo com a leitura; eu acho também que muitas das melhores universidades do mundo estão nos Estados Unidos.
    Mas eu não acho que sempre seja o melhor destino para todos os estudos superiores, depende do curso que o estudante queira fazer. Por exemplo, se eu quisesse fazer um curso de letras, eu não iria aos Estados Unidos, eu preferiria algum país na Europa, na França, na Grã-Bretanha... Mas é certo que para estudar os cursos mais modernos e mais técnicos, pode ser que os Estados Unidos seja a melhor eleição.
    Eu estudei meu curso da Agronomia aqui na Espanha, mas eu teria gostado muito estudá-lo no exterior; é possível que eu escolhesse na Canadá para também melhorar meu inglês. Embora eu já perca essa oportunidade, eu tento que meu filho estude alguns anos de seu curso no exterior; ele prefere França.
    Respeito às universidades espanholas, eu tenho certeza que podem ser uma boa opção para os estudantes estrangeiros. O ensino universitário, especialmente nos cursos de História, Filologia, Arte,..., são muitos completos e, além disso, a vida universitária e a cultura do país pode ser uma boa experiência.

    ResponderExcluir
  2. Bom, eu concordo mesmo, as 17 melhores universidades do mundo ficam nos Estados Unidos, outras duas na Grã- Bretanha, e só uma na asia no Japão.
    No meu país é um privilegio e um luxo estudar numa universidade reconhecida mundialmente (por exemplo Harvard). São poucas as pessoas que podem fazê-lo (geralmente são pessoas que têm muito dinheiro) outras pessoas que podem estudar são os esportistas qualificados, ouseja de elite.
    Eu acho que as universidades no meu país são boas, ficamos entre as 50 melhores universidades na America Do sul, sendo o Brasil o país com mais universidades prestigiosas nesta pequisa, mas não, não estamos no ranking acima. (tadinho)
    Não, não estudei no exterior. Eu teve a possibilidade de fazê-lo. Alguns jogadores de vôlei recebemos uma concorrência para uma bolsa esportiva na universidade de Johnson & Wales em Miami.
    Passei a prova do TOEFL. (é uma prova quase como o Celpebras) mais não passei a prova física, porque eu sou baixinho para jogar vôleil (eu meço 1.86cm), ganhou a bolsa um jogador alto de 2,05cm e ele jogava no time do meu país, e eu somente joguei na superliga.

    ResponderExcluir
  3. Segundo os dados da reportagem, as melhores universidades do mundo estão nos EEUU (Harvard, Stanford, Massachusetts, Institute of Technology e Oxford), concordo com o ranking, acho que elas têm muito prestigio, ali estão os melhores professores e medios do mundo, para poder estudar nessas universidades você tem que passar por um proceso de seleção muito rigoroso e isso faz que não qualquer pessoa possa estudar lá.

    As universidades do meu país não são tão boas como as dos EEUU nem aparecem no ranking acima, mas para nós são muito boas, não custam muito dinheiro as familias e o estado ajuda com as taxas, para que os jovens tenham mais possibilidade de estudar e formar-se

    A mim, me houvesse gostado muito estudar numa universidade no exterior, principalmente pelo idioma, mas também porque tem que ser uma experiência muito interesante até para ter a chance de conseguir uma vaga em una empresa com excelentes condições de trabalho.

    ResponderExcluir
  4. Muito bem! Estou adorando ver/ler os comentários de vocês, mas... e os outros colegas? Não sejam tímidos, "porfa", e participem com a sua opinião, praticando o que temos estudado.

    ATENÇÃO!

    recebem uma concorrência > CONCORREM
    passei a prova > passei NA prova
    mais > MAS (pero)
    uma boa eleição > uma boa ESCOLHA
    gostar estudá-lo > GOSTAR DE estudá-lo
    respeito à(s) ao(s) > COM RESPEITO à(s) ao(s)
    a Canadá > O Canadá (é masculino)
    a mim, me houvesse gostado > Eu TERIA GOSTADO DE
    proceso > proceSSo
    interesante > intereSSante
    medios > MEIOS

    ResponderExcluir