terça-feira, 9 de novembro de 2010

Mais brasileiros vão usar o 13º para ir às compras em 2010

                                                                                                                                    09/11/2010 - 09:15

Consumo

Mais brasileiros vão usar o 13º para ir às compras em 2010

Ainda assim, a prioridade com o dinheiro extra permanece pagar as dívidas

Apesar de o pagamento de dívidas continuar sendo o principal destino do 13º salário, aumentou, neste fim de ano, a parcela de brasileiros que pretende usar este recurso extra para consumir, guardar (para pagar despesas compulsórias com impostos e matrículas escolares em janeiro) ou simplesmente poupar.

Pesquisa da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), realizada no mês passado com 567 consumidores de todos os estratos sociais, revela que houve uma redução, de 64% em 2009 para 57% este ano, dos que planejam quitar dívidas com os recursos do 13º salário. Ao mesmo tempo, aumentou de 17% em 2009 para 19% neste ano a parcela dos que vão usar esse dinheiro extra para ir às compras. Entre os principais desejos de consumo estão eletrônicos e portáteis (76%), telefones celulares (75%) e computadores (50%).

"Como neste ano a economia melhorou em relação ao desempenho 2009, quando a atividade foi afetada pela crise, o brasileiro está hoje com mais renda no bolso, oferta de emprego e disponibilidade de crédito. Combinados, esses fatores alteraram o mix de gastos do 13º salário", observa o vice-presidente da Anefac e responsável pela pesquisa, Miguel Ribeiro de Oliveira.

A melhora no ambiente econômico fez com que 12% dos entrevistados declarassem que planejam aplicar parte desse salário extra para pagar gastos com impostos (IPVA e IPTU), material e matrículas escolares. No ano passado, 10% dos consumidores informaram que usariam o 13º salário dessa forma. Também aumentou, de 1% em 2009 para 3% neste ano, o porcentual dos que pretendem poupar.

Alerta - Mesmo com os indicadores de inadimplência do Banco Central (BC) e de outras entidades batendo recordes de baixa, o endividamento crescente do consumidor faz acender um sinal de alerta. Pesquisa inédita da Serasa Experian, empresa especializada no gerenciamento de risco de crédito, revela que os brasileiros inadimplentes têm, em média, cinco dívidas em atraso e precisam de 217 dias - ou mais de sete meses - para quitar as pendências
(Com Agência Estado)

O que é o 13º salário? Também há no seu país? 

Caso você o ganhe, o que você fará com o dinheiro?
(use as conjunções abaixo)
talvez          para que          até que
a não ser que          mesmo que

Nenhum comentário:

Postar um comentário