quinta-feira, 10 de março de 2011

Universitários brasileiros no exterior

Estados Unidos, principal destino dos estudantes brasileiros

Quase 8.000 alunos cursavam graduação ou pós-graduação no país em 2009

As melhores universidades do mundo estão nos Estados Unidos. É isso o que atesta o ranking da publicação Times Higher Education. O país é também o destino mais procurado pelos brasileiros quando o assunto é o ensino superior. Segundo o relatório Education at Glance, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), 7.586 brasileiros ocupavam os bancos das universidades americanas em 2009, em cursos de graduação e pós-graduação.
A segunda nação mais procurada pelos brasileiros é a França, que abriga 2.941 estudantes. Maria Elisa Serra, de 21 anos, é um deles. Depois de cursar o ensino médio no país, a paulista faz hoje o terceiro ano de psicologia na École des Psychologues Praticiens. "A França é fonte de muito conhecimento e muita cultura, e a exigência por aqui é muito grande", conta.
A Grã-Bretanha, outra nação cujas instituições de ensino superior se destacam no ranking daTimes, atrai menos brasileiros (1.269) e é apenas o sexto destino mais procurado por eles. Uma das possíveis explicações para esse quadro é que o país oferece menos facilidades para os estrangeiros, como bolsas de estudo. Confira os principais destinos a seguir.
Leia também:
Pé-de-meia ou bolsa para chegar a melhores universidades

Ensino médio é passaporte para universidade no exterior




Você acha que as melhores universidades do mundo estão nos Estados Unidos?
Como você qualificaria as universidades do seu país? Estão no ranking acima?
Você já estudou ou gostaria de estudar/ter estudado no exterior? Por quê?