quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Educação


Brasil fica de novo fora do 'top 200' de ranking das melhores universidades

Melhor colocada no ranking THE é a USP, na faixa de 201º e 225º lugares.
'Brasil está deixando passar muitas oportunidades', diz especialista.

2 comentários:

  1. Há uma coisa que não compreendo bem do escrito. Ele diz que o segredo dos melhores colocados no ranking está na igualdade de oportunidades e no acesso irrestrito à educação. Eu concordo totalmente com isso. Mas eu acho que, além disso, os melhores colocados serão aqueles que têm melhores resultados nas provas, não somente aqueles que têm uma igualdade na educação.
    Por exemplo, a Espanha tem um sistema de ensino que permite o acesso à educação para todas as pessoas, até mesmo os imigrantes, até os 16 anos. Mas isto não coloca a Espanha num bom lugar no ranking.
    A igualdade de oportunidades no acesso à educação é o fator mínimo para ter um lugar no ranking. Mas depois disto, para ter uma boa posição nele, essa educação tem que ser de qualidade, não somente que ela seja universal.
    E aí é onde eu vejo as largas diferenças para valorar no mesmo ranking diferentes países.
    Não deveriam se comparar países que têm uma educação universal com outros que não a têm. É claro que para países como o Brasil o mais importante agora é obter a igualdade de oportunidades para todos seus habitantes. Para um país como a Espanha, o reto deveria ser que essa educação seja de qualidade.
    E, uma vez alcançado o ensino universal, o lugar o que o país ocupe vai depender de outros muitos fatores: a qualidade do ensino, a formação dos professores e o interes das pessoas pela educação. Este último fator é o que eu acho que faz que a Espanha não tenha uma boa posição no ranking. É uma pena!
    Eu tenho certeza que, comparativamente, o Brasil tem feito um esforço maior para chegar à igualdade de oportunidades para todas as pessoas do que a Espanha tem feito para obter uma educação de qualidade.

    ResponderExcluir
  2. Bom, eu acho que a educação nos países em subdesenvolvimento é um fator importante, é a única ferramenta para tentar ser um país desenvolvido, para sair da pobreza, e criar um país com mais oportunidades e uma melhor qualidade de vida para o seu povo.
    O caminho é longo e o esforço constante, não podemos pensar nem esperar que as coisas no setor educativo melhorem mágicamente, com o tempo vamos ter melhores professores e mais alunos competitivos com a vontade de se procurar um futuro melhor.

    ResponderExcluir